Aplicações dos OGM´s

No controle de pragas: a perda de colheitas devido à acção de pragas traz prejuízos avultados aos agricultores. A indústria biotecnológica desenvolveu plantas geneticamente modificadas que produzem o seu próprio pesticida ou que são resistentes à aplicação de um herbicida. Desta forma, as culturas não são afectadas e a aplicação de herbicidas é inferior, minimizando os problemas ambientais.


Na resistência a doenças: muitos vírus, fungos e bactérias são responsáveis por várias doenças que afectam as plantas. A engenharia genética tem desenvolvido formas de introduzir nestas espécies vegetais, genes que conferem resistência a organismos patogénicos.

Na tolerância à geada: as geadas são uma das causas da perda de colheitas. Foi descoberto num peixe, um gene que impede a formação de gelo, tendo sido introduzido no ADN do tomate e do tabaco. Desta forma, produzem uma proteína que, aderindo à superfície dos caules e das folhas, impede a formação dos cristais.

Na fito-remediação: a poluição do solo e dos lençóis freáticos é um problema extremamente grave e comum em todo o Mundo. É possível alterar geneticamente determinadas plantas de modo a aumentar a sua capacidade de absorver metais pesados e outros contaminantes.

2 comentários:

Vinícius Lima disse...

muiittttoo obriggaddo voces me ajudou muitoooo!!!

Nagasaky disse...

Brabo